Project Description

Quem é você no Saneamento

o jogo do controle social

Vamos jogar?

Em Quem é você no Saneamento temos algumas situações-problema que precisam ser resolvidas pelo conselho de saneamento. Os jogadores representam atores que fazem parte do conselho, com seus respectivos interesses.

Autoras

Coletivo Às Margens:
Aline Franceschini e Isabela Izidoro

Jogadores

grupos de 4 a 40 pessoas

Tempo de jogo

de 30 a 90 min

Idade

8 a 108 anos

Como jogar?

O kit deste jogo foi desenvolvido para você mesmo imprimir! As instruções de impressão estão na primeira página (se você tiver uma impressora A4, pode dividir as páginas maiores e colar com fita. Duas páginas A4 formam uma página A3, duas páginas A3 formam uma A2 e assim por diante). Os demais componentes são fáceis de conseguir, use a imaginação!

Objetivo

Sensibilizar quanto à importância do controle social e da formação de um conselho de saneamento coerente, bem como indicar ferramentas de monitoramento.

Preparação

Divide-se os jogadores em até 8 grupos;

A carta de apresentação é lida pelo mediador;

Os mediadores entregam os crachás aos grupos, com atenção para inverter os papeis reais e os representados no jogo;

Os grupos têm um minuto para ler o perfil do ator (o perfil é secreto) e um dos jogadores do grupo (que levantará a mão nos momentos de voto) usará o crachá pendurado ao pescoço durante o jogo;

É feita uma rodada de apresentação, em que cada grupo diz ao restante dos jogadores qual ator representa.

A cada rodada

O jogador tira uma carta de situação e lê a situação para todas;

O jogador escolhe 3 atores para compor o grupo de trabalho e resolver a situação (refletindo sobre as responsabilidades envolvidas) e uma carta de situação é entregue para cada ator escolhido;

Lê-se as propostas de ferramentas trazidas na carta de situação;

Os atores conversam sobre as ferramentas e decidem qual usar;

Se houver unanimidade na decisão sobre qual ferramenta usar, a situação foi resolvida. Caso contrário, não foi resolvida;

Marca-se no tabuleiro com a peça correspondente.

Ao final

Ao fim do jogo, cada jogador lê seu perfil para os demais. É importante que os mediadores pontuem que são perfis caricaturais e que não representam a realidade de todos os atores.

Componentes

Carta de apresentação (no kit)

Cartas de situação (no kit)

Tabuleiro (no kit)