Project Description
Quem é você no Saneamento
o jogo do controle social
Vamos jogar?
Em Quem é você no Saneamento temos algumas situações-problema que precisam ser resolvidas pelo conselho de saneamento. Os jogadores representam atores que fazem parte do conselho, com seus respectivos interesses.
Autoras
Coletivo Às Margens:
Aline Franceschini e Isabela Izidoro
Jogadores
grupos de 4 a 40 pessoas
Tempo de jogo
de 30 a 90 min
Idade
8 a 108 anos
Como jogar?
O kit deste jogo foi desenvolvido para você mesmo imprimir! As instruções de impressão estão na primeira página (se você tiver uma impressora A4, pode dividir as páginas maiores e colar com fita. Duas páginas A4 formam uma página A3, duas páginas A3 formam uma A2 e assim por diante). Os demais componentes são fáceis de conseguir, use a imaginação!
Objetivo
• Sensibilizar quanto à importância do controle social e da formação de um conselho de saneamento coerente, bem como indicar ferramentas de monitoramento.
Preparação
• Divide-se os jogadores em até 8 grupos;
• A carta de apresentação é lida pelo mediador;
• Os mediadores entregam os crachás aos grupos, com atenção para inverter os papeis reais e os representados no jogo;
• Os grupos têm um minuto para ler o perfil do ator (o perfil é secreto) e um dos jogadores do grupo (que levantará a mão nos momentos de voto) usará o crachá pendurado ao pescoço durante o jogo;
• É feita uma rodada de apresentação, em que cada grupo diz ao restante dos jogadores qual ator representa.
A cada rodada
• O jogador tira uma carta de situação e lê a situação para todas;
• O jogador escolhe 3 atores para compor o grupo de trabalho e resolver a situação (refletindo sobre as responsabilidades envolvidas) e uma carta de situação é entregue para cada ator escolhido;
• Lê-se as propostas de ferramentas trazidas na carta de situação;
• Os atores conversam sobre as ferramentas e decidem qual usar;
• Se houver unanimidade na decisão sobre qual ferramenta usar, a situação foi resolvida. Caso contrário, não foi resolvida;
• Marca-se no tabuleiro com a peça correspondente.
Ao final
• Ao fim do jogo, cada jogador lê seu perfil para os demais. É importante que os mediadores pontuem que são perfis caricaturais e que não representam a realidade de todos os atores.
Componentes
• Carta de apresentação (no kit)
• Cartas de situação (no kit)
• Tabuleiro (no kit)
• Peças de resolvido ou não resolvido (no kit)
• Crachás (no kit)