Project Description

Como é que tá?

O jogo do diagnóstico e prognóstico

Vamos jogar?

Coletar dados para construção do Diagnóstico Técnico-Participativo e incitar reflexões acerca da universalização dos serviços e do impacto do saneamento na qualidade de vida das populações.

Autoras

Coletivo Às Margens:
Aline Franceschini e Isabela Izidoro

Jogadores

grupos de 4 a 8 pessoas

Tempo de jogo

Idade

8 a 108 anos

Como jogar?

O participante retira uma carta e lê em voz alta para todos os demais participantes escutarem. Reflete se aquela ação contribui ou não com o diagnóstico/prognóstico. Se os participantes acharem que sim, caminha-se em direção ao final do tabuleiro. Vence o jogo as equipes que conseguirem chegar ao fim do tabuleiro em “um diagnóstico que retrata a diversidade do território” e “prognóstico que universaliza o saneamento”.

Preparação

O tabuleiro é disposto no centro da mesa de forma visível a todos os jogadores, assim como as cartelas de avaliação, feijões e um monte de cartas de ação.

Os pinos começam no meio do tabuleiro, que tem dois caminhos: 1. em suas extremidades, “um diagnóstico que retrata a diversidade do território” e “um diagnóstico que NÃO retrata a diversidade do território”; 2.  “prognóstico que traz metas para universalizar o saneamento no município” e “prognóstico que NÃO universaliza o saneamento no município”.

O jogo

1. Começa o jogo quem morar mais perto de um rio limpo.
  2. Verifica-se se todos os participantes sentem-se à vontade com a leitura das cartas; caso alguém não se sinta, pode-se escolher, no grupo, uma pessoa para ler as cartas.
  3. Para iniciar o jogo, lê-se as informações presentes no tabuleiro sobre o que é diagnóstico e o que é prognóstico.
  4. O objetivo do jogo é chegar até algum fim do tabuleiro com os dois pinos.
  5. Cartas e cartelas rosa se referem ao diagnóstico e verdes ao prognóstico.
  6. A cada rodada:
    O participante retira uma carta e lê em voz alta para todos os demais participantes escutarem. Ele reflete se aquela ação se refere ao diagnóstico, ao prognóstico ou aos dois e se ela contribui ou não com eles.
    Se ele achar que sim, ele posiciona essa cartinha de ação atrás do lado SIM da cartela de avaliação formando um monte e coloca um feijão no lado SIM, caso contrário ele coloca a cartinha atrás do lado NÃO e um feijão do lado NÃO da cartela de avaliação.
    O próximo participante à esquerda do primeiro jogador continua.
    Ao se completar 3 feijões na cartela SIM ou NÃO, o grupo avança no tabuleiro, na direção que foi completada.
    Quando o tempo do jogo estiver encerrando, o mediador passa em cada grupo avisando para que encerrem e escolham 1 ação mais relevante de cada tipo (positivas e negativas do diagnóstico e prognóstico) para apresentarem ao restante do grupo.
  7. Vencem o jogo as equipes que conseguirem chegar ao fim do tabuleiro em “um diagnóstico que retrata a diversidade do território” e “prognóstico que universaliza o saneamento”.

Componentes

2 Cartelas de avaliação (no kit)

1 Tabuleiro (no kit)

2 Pinos (de preferencia rosa e verde)