Project Description

Definindo prioridades

o jogo da hierarquização

Vamos jogar?

A Funasa propõe uma metodologia para definir a prioridade dos Programas, Projetos e Ações, com base em onze critérios: integralidade, regulação pública, participação e controle social, intersetorialidade, universalização e inclusão social, reparação ambiental, reparação ambiental e conformidade legal, sustentabilidade econômico-financeira, fontes de financiamento disponíveis, melhor relação custo-benefício, melhoria da qualidade da prestação dos serviços.

Ao percorrer a trilha dos critérios, os participantes são convidados a compreender e dialogar sobre cada um a partir da avaliação dos Programas, Projetos e Ações propostos. As avaliações são registradas numa tabela e, ao final do jogo, os pontos de cada Programa, Projeto ou Ação são contabilizados e, assim, definidas as prioridades.

Autoras

Coletivo Às Margens:
Aline Franceschini e Isabela Izidoro

Jogadores

grupos de 4 a 40 pessoas

Tempo de jogo

60 min

Idade

8 a 108 anos

Como jogar?

O kit deste jogo foi desenvolvido para você mesmo imprimir! As instruções de impressão estão na primeira página (se você tiver uma impressora A4, pode dividir as páginas maiores e colar com fita. Duas páginas A4 formam uma página A3, duas páginas A3 formam uma A2 e assim por diante). Os demais componentes são fáceis de conseguir, use a imaginação!

Dispor o tabuleiro e a tabela em local onde todos possam ver.

Um por um, os mediadores apresentam os Programas, Projetos e Ações (pela limitação do tempo, optou-se por apresentar e discutir os Projetos).

A trilha é percorrida e, em cada casa, se explica o critério e avalia o Programa, Projeto ou Ação em questão a partir daquele critério.

Depois de se percorrer todo o tabuleiro com os Programas, Projetos e Ações escolhidos, faz-se a somatória das pontuações da tabela e se define quais são as prioridades.

Componentes

Tabuleiro tamanho A0 (kit)

Pino

Tabelas (kit)

Caneta